A plagiocefalia é o termo médico para a deformação popularmente conhecida como cabeça “chata” ou “deformada”. A plagiocefalia pode ter diversas causas como pré-natais, problemas na hora do parto ou até mesmo adquirida após o nascimento. Mas a principal causa ainda é o hábito de deixar as crianças recém-nascidas de costas, viradas para cima; posição essa recomendada pelos médicos para evitar a “morte-súbita”
Esse achatamento pode acontecer na parte de trás da cabeça ou na lateral, causando uma assimetria. Mas não se preocupe que se detectado cedo, a cabeça do seu bebê pode voltar ao normal.
Esse tipo de plagiocefalia acontece porque quando você deita o seu bebê no berço, o crânio dele ainda não está totalmente formado, assim sendo a pressão do colchão ou do travesseiro sobre a cabeça dele pode provocar o achatamento. Como ele ainda não tem força no pescoço para sustentar a cabeça, o peso todo dela vai direito para o colchão, o que causa o achatamento ou a deformidade.
Já as causas pré-natais da plagiocefalia podem ser o fechamento prematuro dos ossos do crânio do seu bebê ou o aperto que ele sofre dentro do seu útero. Isso acontece muito em casos de gêmeos ou mais bebês no mesmo útero ou quando você tem o espaço reduzido para que ele cresça dentro de você; mulheres pequenas sofrem com isso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.bigmae.com/o-que-e-plagiocefalia/
POSTADO POR: IZABELLA KAROLINA ALMEIDA DOS SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário