Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Centro Integrado de Educação Especial (CIES) trabalha a estimulação de crianças portadoras de síndromes ligadas à deficiência mental


O setor de Estimulação Precoce, que funciona no Centro Integrado de Educação Especial – CIES trabalha no sentido de minimizar os efeitos causados por síndromes relacionadas à deficiência mental e  contribuindo para o desenvolvimento de crianças. O setor atende crianças de zero a quatro anos e funciona com trabalhos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia.
A fisioterapia atua no padrão motor da criança e utiliza três formas de tratar, que são: cineterapia, Facilitação Neuromuscular Proceptiva e o Método Neroevolutivo Bobath, sendo que este último utiliza materiais como bola, rolo, a fim de desenvolver movimentos que aconteceriam naturalmente se a criança não portasse síndrome, como juntar as mãos ou sustentar a cabeça. Neste processo, a fisioterapeuta ajuda a fortalecer as articulações dos infantes. 
          “A Melissa começou a fazer estimulação precoce com um mês de idade na Novafapi, e veio para o CIES com nove meses. O desenvolvimento dela é visível, porque antes ela era muito ‘molinha’, não tinha firmeza pra levantar o pescoço. Hoje, com um ano e dois meses, ela já senta sozinha, fica em pé apoiada, já tem capacidade de pegar a mamadeira e levar até a boca, enfim já faz tudo que uma criança com Down naturalmente não faz nessa idade”, afirma Laiane Vanessa de Araújo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

http://falandoemsaude.wordpress.com/2009/12/04/centro-integrado-de-educacao-especial-cies-trabalha-a-estimulacao-de-criancas-portadoras-de-sindromes-ligadas-a-deficiencia-mental/

POSTADO POR: JULIANNA NEGRÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário