Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

Anencefalia

O Encéfalo E Suas Partes

 •O Encéfalo é formado pelo Cérebro,Cerebelo e Tronco Cerebral.
•Cada parte do encéfalo possui uma função. 
O Tronco Cerebralé responsável, dentre outras, pelo batimento bcardíaco, respiração e resposta a alguns estímulos no organismo humano.

O Que É ‘Anencefalia’.

• O não fechamento da parte cefálica do tubo neural impede a formação da calota craniana e deixa exposto o encéfalo mal formado.
Este defeito é denominado anencefalia, apesar do tronco cerebral permanecer intacto (vários estudiosos, portanto, observam que o termo ‘anencefalia’- ausência de encéfalo - é errôneo porque não há
ausência de todo o encéfalo, mas só de parte dele: o conhecido ‘anencéfalo’ permanece com tronco cerebral intacto, como está transcrito acima);
•Prevalência1 :10 0 0, com freqüência quatro vezes maior em indivíduos do sexo feminino;
•Como o feto não desenvolve mecanismo de deglutição pode haver, nos últimos meses de gravidez, excesso de líquido amniótico .

Causas da Anencefalia

As causas da anencefalia são desconhecidas. Embora acredita-se que a dieta da mão e sua ingestão de vitaminas possam ter alguma influência, cientistas acreditam que muitos outros fatores também estão envolvidos. Estudos recentes têm mostrado que a suplementação de ácido fólico (vitamina B9) na dieta da mulher em idade reprodutiva possa reduzir significativamente a incidência de defeitos no tubo neural. Desta forma, é recomendado que mulheres em idade reprodutiva consumam 0,4 mg de ácido fólico diariamente.

Aparência De Uma Criança com Estas Especialidades

 “O corpo de uma criança anencéfala é inteiramente inafetado. Entretanto, falta a calota craniana a partir das sobrancelhas. Um tecido neural de cor vívida vermelho-escura coberto apenas por uma fina membrana pode
ser visto através de uma abertura na cabeça. O tamanho dessa abertura varia consideravelmente de uma criança para outra.Os globos oculares podem projetar-se por causa de uma má-formação das órbitas, motivo pelo qual as crianças anencéfalas são às vezes descritas pejorativamente como parecendo rãs.” 


Perspectiva De Vida


•“São relatadas percentagens de nascidos vivos entre 40-60%, enquanto depois do nascimento somente 8%sobrevive mais de uma semana e 1% entre 1 e 3 meses. Foi relatado um caso único de sobrevivência até 14 meses e dois casos de sobrevivência de 7 a 10 meses, sem recorrer a respiração mecânica.”(Comitê Nacional de Bioéticada Itália, 1996).
   
Morte encefálica 
•O fim da vida humana acontece quando é diagnosticada a morte encefálica - e não “morte cerebral” como vulgarmente se diz em qualquer indivíduo, estado este caracterizado por irreversibilidade de perda neural, além do mais, não existe transplante encefálico possível para mantê-lo com vida.
•A morte encefálica acontece quando há paralisação de todo o encéfalo, inclusive do tronco cerebral, devem ser constatadas: apnéia, coma aperceptivo e ausência de atividade motora supra espinhal. (Dr. Herbet Praxedes, médico e professor da Universidade Federal Fluminense) 
•Não existe pessoa com morte encefálica que respire espontaneamente.
  
Características 

•Apresenta movimentos e reflexos;
•Chora;
•Respira
espontâneamente;
•Tem batimentos cardíacos e pulso arterial;
•Não pode ser feita necropsia ou ser sepultado.


Prognóstico e tratamento da anencefalia

Não existe cura ou tratamento para anencefalia, e o prognóstico é ruim. A maioria dos bebês com anencefalia não sobrevive ao nascimento. Caso o bebê não nasça morto, ele geralmente morre em algumas horas ou dias após o nascimento. No Brasil a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS) recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que deixe de ser considerado crime o aborto de feto com anencefalia. A entidade defende que, além de ser potencialmente perigoso para a gestante, carregar um feto anômalo que não sobreviverá ofende a dignidade humana da mulher.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://pt.scribd.com/doc/2146032/anencefalia
http://www.anencephalie-info.org/p/fotos.php

 
POSTADO POR: LAÍS DOS SANTOS FERREIRA







Nenhum comentário:

Postar um comentário