Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Anemia Falciforme


O que causa anemia falciforme?

A anemia falciforme é uma doença hereditária. Pessoas que têm a doença herdam dois genes para hemoglobina falciforme e um de cada pai.hemoglobina falciforme faz as células vermelhas do sangue para desenvolver uma foice ou crescente, a forma. As células falciformes são duros e pegajosos. Eles tendem a obstruir o fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos dos membros e órgãos.fluxo sanguíneo bloqueado pode causar dor, infecções graves e danos nos órgãos.


Traço Falciforme

As pessoas que herdam um gene da hemoglobina falciforme de um pai e um gene normal do outro progenitor tem uma condição chamada de traço falciforme. Seus corpos fazem hemoglobina falciforme e da hemoglobina normal.
As pessoas que possuem o traço falciforme, normalmente têm poucos, se algum, sintomas e levar uma vida normal. No entanto, algumas pessoas podem ter complicações médicas.
As pessoas que possuem o traço falciforme pode passar o gene da hemoglobina falciforme aos seus filhos. A imagem seguinte mostra um exemplo de um padrão de herança para traço falciforme.
A imagem mostra como os genes da hemoglobina falciforme é hereditária. Uma pessoa herda dois genes da hemoglobina e um de cada pai. Um gene normal de hemoglobina normal (A). Um gene da hemoglobina falciforme fará hemoglobinas anormais (S).
Quando ambos os pais possuem um gene normal e um gene anormal, cada criança tem uma chance 25 por cento de herdar dois genes normais, uma chance de 50 por cento de herdar um gene normal e um gene anormal e uma probabilidade de 25 por cento de herdar dois genes anormais. Globulos vermelhos normais (A) e com anemia falciforme (B).

Como a anemia falciforme é diagnosticada?

Um simples exame de sangue, feito a qualquer momento durante a vida de uma pessoa, pode detectar se ele ou ela tem hemoglobina falciforme. No entanto, o diagnóstico precoce é muito importante.
Nos Estados Unidos, todos os testes mandato Estados para a anemia falciforme como parte de seus programas de triagem neonatal. O exame usa amostras de sangue do mesmo sangue utilizado para outros testes de triagem neonatal de rotina.O teste pode mostrar se um recém-nascido tem hemoglobina falciforme.
Os resultados dos testes são enviados para o médico que solicitou o teste e para o médico do bebê dos cuidados primários. É importante dar as informações de contato corretas para o hospital. Isso permite que o médico do bebê para obter os resultados dos testes o mais rápido possível.
Os profissionais de saúde a partir de um programa de rastreio neonatal acompanhamento pode contatá-lo diretamente para se certificar que você está ciente dos resultados dos testes.
Se o teste mostra algumas hemoglobina falciforme, segundo um exame de sangue é feito para confirmar o diagnóstico. O segundo teste deve ser feito o mais rapidamente possível e dentro dos primeiros meses de vida.
O médico da atenção primária pode mandá-lo para um hematologista para uma colheita de sangue. A hematologista é um médico especialista em doenças do sangue e transtornos. Este médico também pode oferecer tratamento para a doença falciforme, se necessário.
Os médicos também podem diagnosticar a doença falciforme antes do nascimento.Isso é feito utilizando uma amostra de líquido amniótico ou de tecido retirada da placenta. (Fluido amniótico é o fluido no saco que envolve o embrião em crescimento. A placenta é o órgão que atribui o cordão umbilical ao ventre da mãe.)
Teste antes do nascimento pode ser feito tão cedo quanto 10 semanas de gravidez.Este teste procura o gene da hemoglobina falciforme, ao invés da hemoglobina anormal que o gene faz.

Como a Anemia Falciforme pode ser prevenida?

A anemia falciforme é uma doença hereditária. Se uma pessoa nasce com ele, devem ser tomadas medidas para reduzir suas complicações.
As pessoas que estão em alto risco de ter um filho com anemia falciforme e estão planejando ter filhos pode querer considerar o aconselhamento genético. Um conselheiro pode explicar o risco (probabilidade) de ter um filho que tem a doença.Ele ou ela também pode ajudar a explicar as opções que estão disponíveis.
Você pode encontrar informações sobre o aconselhamento genético dos departamentos de saúde, centros de saúde de bairro, centros médicos e clínicas que cuidam de pessoas quem têm anemia falciforme.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.nhlbi.nih.gov/health/dci/Diseases/Sca/SCA_Causes.html

POSTADO POR : CLAUDIA VALÉRIA BARBOSA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário